Início » Programas do Governo » Enem » Redação Enem – Itens essenciais para uma redação de nota máxima

Redação Enem – Itens essenciais para uma redação de nota máxima

Primeiramente, você sabia que a redação do Enem vale 1000 pontos? Isso mesmo! Ela tem um peso muito relevante na sua pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, é imprescindível que você esteja preparado para obter uma boa performance no exame. Pensando nisso, separamos neste texto dicas essenciais para aumentar as suas chances de conquistar a nota máxima na redação. Confira!

Acesse os materiais disponibilizados pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido como Inep, é o responsável pela organização e aplicação do Enem. Ele disponibiliza diversos materiais para que os estudantes compreendam a importância e o funcionamento do exame.

Dentre eles temos a Cartilha do Participante – Redação no Enem, que apresenta os critérios de correção, as dicas para estruturação do texto, as orientações para o desenvolvimento da redação utilizadas na última edição do exame e uma amostra das melhores redações com comentários. 

Outros materiais que podem ajudar na sua preparação são os manuais de capacitação dos corretores de redação, que contemplam um manual para cada uma das cinco competências de avaliação e um manual específico sobre as situações que levam uma redação a tirar nota zero. Essas informações podem ajudar você a entender qual é a estrutura ideal para um texto nota 1000.

redação enem

Conheça as 5 competências exigidas na redação Enem

As competências representam os critérios utilizados na avaliação da redação do Enem. É importante conhecer cada uma delas para produzir um texto que atenda as expectativas da banca examinadora. Dentre essas competências temos:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação. 
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 

Na cartilha do participante da redação mencionada no tópico anterior, você encontrará a descrição detalhada de cada uma dessas competências. Assim, será possível entender o que se espera de um texto nota máxima no Enem.

Entenda a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo

É muito importante que o texto apresente uma estrutura adequada. No caso do Enem, o gênero textual utilizado é o texto dissertativo-argumentativo. Ou seja, você precisa produzir uma redação sobre um determinado tema através do seu ponto de vista sobre ele. 

Assim, os corretores poderão avaliar sua habilidade de argumentação e senso crítico. Por isso, é essencial que você tenha o hábito da leitura, seja de jornais, portais de notícias, livros, entre outros. Dessa forma, será possível ter um vasto repertório de conhecimento para escrever textos muito bem contextualizados.

Com relação a estrutura da redação, o primeiro elemento essencial é o título, ele deve sintetizar o tema e o seu posicionamento com relação a ele. Em seguida, temos a introdução, neste bloco do texto você precisa fazer uma contextualização do tema, bem como descrever o seu posicionamento. O próximo passo é o desenvolvimento, que contempla a defesa das suas ideias, ou seja, é o momento de apresentar os argumentos que justificam o seu ponto de vista. 

Por fim, temos a conclusão, neste bloco do texto é necessário elaborar propostas de solução ou intervenção para resolver o problema exposto no desenvolvimento. Essas soluções precisam ser originais, bem como é importante incluir no texto as estratégias que serão utilizadas para colocá-las em prática.

No processo de construção da redação é imprescindível ficar atento aos elementos de coesão, pois eles ajudam a costurar o texto para que a progressão das ideias aconteça de maneira fluída e lógica. Também é importante não fugir totalmente do tema proposto para a redação. Para tanto, leia com atenção as orientações e os textos de apoio dispostos no exame.

Agora que você já sabe os critérios de avaliação utilizados na redação do Enem, bem como conheceu a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Não perca tempo! Leia a cartilha e os manuais disponibilizados pelo Inep e faça simulados para se preparar melhor. Temos certeza que essas dicas ajudarão você a obter um bom desempenho.

Gostou deste texto? Então, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de informações relacionadas ao Enem.

Comente