Início » Cursos » Profissionalizantes » O que é um Curso Profissionalizante?

O que é um Curso Profissionalizante?

O mercado de trabalho cada vez mais concorrido e os avanços tecnológicos constantes impulsionam as pessoas a investirem em novos conhecimentos. Portanto, a atualização é imprescindível para aqueles que pretendem obter sucesso na profissão. Nesse sentido, os cursos profissionalizantes podem ser uma ótima opção.

Então, se você busca desenvolver ou aprimorar as suas habilidades técnicas para conquistar um emprego, uma promoção ou, ainda, mudar de carreira. Continue a leitura deste texto e saiba mais sobre esses cursos. Vamos lá!

o que e curso profissionalizante

O que é curso profissionalizante?

Os cursos profissionalizantes, também conhecidos como cursos livres, ajudam a preparar você para o mercado de trabalho. Eles são destinados para a qualificação e o aperfeiçoamento em uma determinada área. Por isso, as aulas ministradas contemplam mais prática do que teoria. Assim, é possível que o estudante termine os estudos capacitado para trabalhar nas empresas.

Normalmente, esses cursos têm curta duração e podem ser realizados tanto na modalidade presencial quanto a distância. Bem como eles não exigem muitos pré-requisitos para realização da matrícula, ou seja, na maior parte deles, você não precisa ter finalizado o Ensino Médio.

No final do curso o estudante recebe um certificado de conclusão, assim é possível incluí-lo no seu currículo. Lembre-se de que existe uma infinidade de cursos deste tipo no Brasil, por isso você precisa pesquisar muito antes de escolher a melhor opção.

Qual é a diferença entre cursos técnicos e cursos profissionalizantes?

É importante diferenciar o curso profissionalizante e o curso técnico, pois muitas pessoas ainda confundem os dois. Os cursos técnicos precisam da autorização do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação do Estado, já que eles podem ser considerados um complemento do Ensino Médio. 

Por isso, o estudante precisa ter finalizado ou estar cursando o Ensino Médio para conseguir ingressar nesse curso. Além disso, ele tem um tempo de duração maior, que pode variar entre um e meio a dois anos, pois o conteúdo do curso abrange tanto a parte teórica quanto a parte prática. 

A escolha entre o curso técnico e o profissionalizante deve ser realizada com base na estrutura de cada um e nos objetivos profissionais do estudante.

Por que fazer cursos profissionalizantes?

Se você pretende ingressar no mercado de trabalho em curto prazo, o curso profissionalizante é uma boa opção, já que ele tem curta duração. Bem como ele pode ajudar você em um processo de transição de emprego ou carreira. Além disso, o investimento nesse tipo de curso costuma ser menor em comparação com um curso técnico ou de graduação.

Em alguns casos, os cursos podem ser oferecidos gratuitamente por meio de instituições conveniadas com programa de incentivo à educação do governo federal. Por isso, eles são uma ótima opção para aqueles que estão procurando o primeiro emprego e ainda não finalizaram o Ensino Médio.

Também é importante mencionar que o curso profissionalizante prepara o estudante por meio de atividades práticas. Assim, é possível finalizar os estudos capacitado para lidar com a rotina dentro de uma empresa. Isso ajuda a aumentar o nível de empregabilidade do profissional perante o mercado de trabalho.

Onde procurar os cursos profissionalizantes?

É importante procurar cursos profissionalizantes em instituições reconhecidas pela sua qualidade de ensino, pois esse fator pode fazer diferença no momento do processo seletivo em uma empresa. Então, pesquise muito na Internet antes de escolher o curso. Bem como faça visita às instalações físicas caso as aulas sejam presenciais ou, ainda, acesse o ambiente virtual de aprendizagem se for online.

Lembre-se de que o Sistema S, representado pelo Senai, Senac, Senar e Senat, oferece diversos cursos profissionalizantes que podem agregar muito valor para o seu currículo. Além disso, existem órgãos públicos, empresas privadas, instituições de ensino e associações sem fins lucrativos que também ofertam esses cursos, como a Fundação Bradesco, o CIEE, entre outros.

Podemos concluir que os cursos profissionalizantes podem ajudar você a aumentar as suas chances de obter sucesso na vida profissional. Então, não perca tempo! Faça uma pesquisa e encontre as melhores opções de curso disponíveis no mercado. Assim, você poderá se manter atualizado, bem como conseguirá maximizar o seu grau empregabilidade.

Gostou deste texto? Então, continue acompanhando o nosso blog e confira as novidades sobre tudo que acontece no mercado de trabalho.

Comente