Início » Concursos » Concurso Federal, Estadual e Municipal – Entenda as Diferenças

Concurso Federal, Estadual e Municipal – Entenda as Diferenças

O concurso público é uma ótima opção para as pessoas que buscam uma boa remuneração e estabilidade de emprego. Mas lembre-se de que antes de fazer a sua inscrição é necessário analisar o edital para verificar os detalhes do certame. Você sabia que existem vários tipos de concursos? Isso mesmo! Temos opções de concurso federal, estadual e municipal.

Cada certame tem suas particularidades, por isso é importante entender a diferença entre eles, bem como verificar se eles estão alinhados com os seus objetivos profissionais. Pensando na importância dessa temática, neste texto separamos as principais informações sobre cada tipo de concurso. Continue a leitura e confira!

O que é Concurso Federal?

Os concursos federais são regidos pelas leis da união, por isso a leitura do edital é essencial para entender as peculiaridades do certame. Normalmente, eles apresentam muita concorrência, pois são considerados a melhor opção para os concurseiros profissionais. Já as provas e as etapas do processo de seleção costumam ser mais complexas em comparação com as estaduais e municipais. 

No caso desses concursos, os candidatos aprovados têm a possibilidade de pedir transferência entre os estados, já que os órgãos federais estão espalhados por todo território nacional. Existem vários concursos federais, dentre eles podemos destacar: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Receita Federal, Polícia Federal, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Supremo Tribunal Federal (STF), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outros.

O que é Concurso Estadual?

Já os concursos estaduais são orientados pelas leis do estado. Diante disso, não se esqueça de verificar os detalhes sobre o certame no edital. Esses concursos costumam ser mais concorridos em comparação com os municipais. Mas é importante lembrar que existe a possibilidade de mudança de cidade, já que as vagas são distribuídas entre os municípios de acordo com a necessidade de cada órgão estadual.

Nesse caso, as provas e o processo seletivo são mais complexos que os municipais, especialmente, devido a grande concorrência e a complexidade dos cargos disponíveis no certame. Dentre os principais concursos estaduais temos: Polícia Civil, Tribunal de Justiça (TJ), professor estadual, diretor, agente de organização escolar, entre outros.

O que é Concurso Municipal?

Os concursos municipais são organizados por uma cidade específica, por isso eles são regidos pelas leis do município. Nesse sentido, é essencial que você leia o edital antes de fazer a sua inscrição no certame. Geralmente, eles apresentam menos procura em comparação com os outros tipos de concursos, por isso a concorrência é menor. Isso acontece devido a não existência de possibilidade de transferência de cidade.

É importante mencionar que as provas e as etapas do processo do concurso, normalmente, são menos complexas. Nesses certames os cargos mais comuns são professor municipal, agente de transporte público, agente de saúde, guarda municipal, entre outros.

concurso-federal-estadual-municipal-diferencas

Concurso Federal, Estadual e Municipal: qual devo fazer?

O primeiro passo antes de escolher qual é o melhor concurso é definir o seu planejamento de carreira. Para tanto, você precisa praticar o autoconhecimento e identificar quais são suas aptidões. Assim, ficará mais fácil escolher a carreira que pretende seguir. Também é importante analisar o edital dos concursos, pois eles podem mudar de acordo com o tipo de certame.

Nesse documento você encontra informações sobre quantidade de vagas, etapas do processo seletivo, cargos disponíveis, remuneração, conteúdo programático das provas, cronograma, entre outros. Você também precisa ficar atento às exigências do concurso, pois alguns deles têm idade mínima, áreas de formação e nível de escolaridade distintos.

Portanto, a escolha do certame ideal para você depende do seus objetivos de carreira, do atendimento às exigências do concurso e das vantagens que o cargo pode proporcionar. Por exemplo, se você não quer trabalhar em outras cidades, a melhor opção é participar dos concursos municipais.

Agora você já sabe a diferença entre o concurso federal, estadual e municipal, não é verdade? Então, escolha a melhor opção de acordo com o seu plano de carreira e comece a estruturar o seu plano de estudos para se preparar para o certame. Lembre-se de que estudar é a melhor forma para aumentar suas chances de conseguir se tornar um servidor público.

Gostou de saber mais sobre os concursos públicos? Então, continue acompanhando o nosso blog e confira mais textos sobre essa temática.

Comente